terça-feira, 15 de novembro de 2011

COMO ENSINAR ADOLESCENTES CONTROLAR AS FINANÇAS

Você sabe o que fazer para controlar as finanças dos seus filhos? Neste post daremos algumas dicas e sugestões, para que você consiga orientar seus filhos sobre finanças.

A educação financeira deve fazer parte da vida das crianças desde cedo, para que elas adquiram o hábito de poupar e controlar seu próprio dinheiro.

 Para que seus filhos sejam disciplinados é importante que você também seja, servindo de exemplo para eles.

Uma maneira de educar os filhos financeiramente é por meio da conhecida “mesada”. Através da “mesada” o adolescente passa a ter mais responsabilidade em relação ao seu próprio dinheiro.

O valor da “mesada” deve ser levado em conta apenas as necessidades e desejos do seu filho de adquirir algo no dia-a-dia, gastos como transporte, educação, alimentação básica não devem ser contemplados como “mesada”.

Receber um valor fixo por mês ajuda os jovens a lidar com o dinheiro, e controlar seu orçamento, pois fará com que eles pesquisem preços e tenham consciência de quanto podem gastar.

Determine o valor e o dia em que seu filho receberá a “mesada”

Na adolescência não é necessário que você dê muito dinheiro, porque a idéia é que o adolescente aprenda a estabelecer prioridades, quanto menos dinheiro o adolescente tiver mais fácil será a sua gestão dos gastos.

Deixe claro que se o dinheiro acabar antes do final do mês ele terá de aguardar até o próximo recebimento, pois você não dará dinheiro por fora do que o combinado. A regra deve ser cumprida por você e por ele, senão o objetivo da “mesada” perderá a relevância.

Caso a “mesada” acabe antes do final do mês em caráter excepcional uma alternativa quando seu filho vier lhe pedir dinheiro é empreste a quantia solicitada, mas exija o pagamento na próxima “mesada”.

Oriente seu filho, mas deixe que ele mesmo tome as próprias decisões.

As maiores lições da vida são aprendidas no dia-a-dia, deixe que ele aprenda com os próprios erros. É melhor que o aprendizado pelo erro ocorra nesta idade do que na idade adulta.

Ensine seu filho a economizar.

Uma boa maneira de ensinar seu filho a poupar uma parte da “mesada” é sentar com ele e ter uma boa conversa sobre prioridades e objetivos, por exemplo, se ele deseja comprar uma bicicleta é necessário que ele guarde uma quantia por mês até chegar ao valor do bem desejado para que ele consiga comprar.

Oriente seu filho a abrir uma caderneta de poupança ou até mesmo que ele compre um cofrinho para guardar suas economias. Uma alternativa para você incentivar a poupança é premiando (não financeiramente) seu filho por objetivos de poupança alcançados.



Controle os gastos do seu filho

Normalmente, quando temos o dinheiro na mão é gasto mais rapidamente do que nossa capacidade de controle. Outra maneira de poder controlar os gastos e ensinar o adolescente a lidar com o dinheiro é através dos cartões magnéticos.

Abra uma conta conjunta com seu filho e deposite todo mês valor da “mesada”. Assim ele terá controle dos extratos e saldos através da internet e aprenderá a ter responsabilidade financeira, pois ele mesmo cuidará da conta da qual você também terá acesso.

O mais importante é ensinar o adolescente a gastar seu próprio dinheiro e chegar ao fim do mês com o valor estabelecido da “mesada” pelos pais.

Fazendo parte da rotina do jovem desde cedo, a educação financeira fará com que ele tenha consciência e seja financeiramente responsável quando adulto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário