sexta-feira, 18 de novembro de 2011

COMO ECONOMIZAR NA BALADA


Conheça seus direitos

Economizar na balada é possível? De acordo com o diretor de fiscalização do Procon de São Paulo, Paulo Arthur Góes, é sim, desde que o consumidor esteja ciente de seus direitos - e exija que eles sejam respeitados. As regras podem variar de cidade para cidade. Em São Paulo, por exemplo, é direito do baladeiro não pagar consumação junto com a entrada. A casa pode cobrar ou um, ou outro. Também não é permitida a multa abusiva, caso o cliente perca a comanda. "Além disso, é obrigatório que todos os clubes tenham bebedouros", completa Góes. Todas as casas noturnas são obrigadas a ter água potável, de graça, para os clientes.

Fique atento às cortesias 

Na maioria das danceterias espalhadas pelo Brasil costuma-se oferecer passe livre ou outras cortesias aos aniversariantes e seus convidados. Vale ficar atento às comemorações dos amigos - ou mesmo incentivá-los a festejar a data nas baladas. 

Faça contatos 

Fazer novos contatos sempre é ótimo para garantir a economia. Ir ao mesmo lugar com freqüência ajuda você a se tornar conhecida entre os notívagos. Um papo aqui, outro ali, de repente você vira íntima de promoters e barmans. Quem sabe rola de ter seu nome na lista ou descolar um drinque? 

Aproveite promoções 
Se o caso é de falência total, tente jogar com a sorte. Sites como www.obaoba.com.br e www.guiadasemana.com.br oferecem ingressos promocionais. A outra opção é ficar ligado em programas de rádio, que sorteiam vips entre ouvintes. "Vale procurar casas noturnas onde mulheres não pagam entrada até meia-noite ou ganham bebidas", aconselha Fábio Aguayo, presidente da Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar). 

Planejamento mensal 

Fazer um planejamento mensal e estabelecer quanto gastar em cada saída é uma boa. Parece burocrático, mas evita surpresas no fim do mês. Dessa forma, você pode mesclar baladas em lugares badalados - e, portanto, mais caros - com outras nem tanto, mas que também podem ser divertidas. 

Dicas simples 

- Faça um "esquenta" (beber antes da balada) naquele boteco onde a cerveja é mais em conta. - Rache o combustível ou o estacionamento com alguém. Ou vá de carona. - Coma antes de sair de casa ou dispense a esticada até a lanchonete no fim da noite. - Anote os gastos. Veja onde exagerou e economize na próxima. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário